Compartilhe

O INSTITUTO: O resgate da polícia mais antiga já criada no Brasil...

O Instituto Nacional de Instrução e Desenvolvimento Especializado da Polícia Ferroviária Federal (INIDE PFF) nasceu da necessidade que o policial ferroviário se encontrava em ter um instituto próprio da sua categoria, que compreendesse seus anseios e luta, que buscasse o cumprimento de seus direitos, aperfeiçoamento e especialização para juntos com outros órgãos de segurança pública ajudar o Brasil na luta para ser uma nação mais segura.

O INIDE PFF é um centro integrado de desenvolvimento administrativo, estatístico e social que pretende atuar nas áreas de assessoria técnica, elaboração de projetos, qualificação profissional, e produção de material junto às empresas e administração pública, assumindo uma postura inovadora com o compromisso de criar oportunidades de desenvolvimento profissional fundamentado em um saber transformador, aliado à cidadania e a responsabilidade social.

O Stand De Tiro, construído em 1978, em 2006, encontrava-se abandonado e reconstruído, sob minha responsabilidade, eu, Wanderley Nicolau Rochel Jr., aposentado e contando com o apoio dos agentes ferroviários da ativa (policiais ferroviários federais). Nasser Mohamad e Robson dos Santos acreditaram na visão de moralidade e crescimento e fizeram resgatar o prestígio da Polícia Ferroviária Federal, com a finalidade de preparar os policiais ferroviários federais e os futuros policiais através de concurso público em cumprimento aos ditames da Lei nº 8112 e do art. nº 37 da Constituição Federal. Esclarecendo que o referido, Stand De Tiro, é um órgão fiscalizado pela Polícia Federal e o Exército Brasileiro, sendo sua localização, em uma unidade estabelecida na cidade do Rio de Janeiro, em Barão de Mauá, Leopoldina.

No dia 26 de junho de 2011, este signatário fundou o INIDE PFF que passou dentro da forma da lei, o controle oficial do local onde até o espaço fora limpo, asfaltado, tendo sido posta uma pista de pouso de helicóptero de emergência, utilizados por órgãos do Governo do Estado, conforme ofícios encaminhados a esta instituição. Foi um ato de coragem e com a finalidade em mostrar de interagir com os órgãos de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. Esclarecendo que toda a situação mostrada no período compreendido entre 2006 e 2012 foi feito sem recursos e sem apoio agradecendo aos empresários e amigos na realização de um sonho, hoje mostrado. OBS: Temos fotos e ofícios.

O INIDE PFF vem colaborando na formação, atualização e especialização de servidores de diversos órgãos de segurança pública. Tem em seu rol de instrutores servidores e militares especializados que ministram os cursos, que são disponibilizados em sua maioria gratuitamente. No ano de 2011, disponibilizou dois cursos Antiterrorismo, dois cursos de Técnicas de Abordagem, Imobilização, Condução de Autoridade, Rapel e outros em parceria com a Polícia Civil, Polícia Federal, Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, e Guarda Municipal. Ambos os cursos visando os eventos esportivos de 2013, 2014 e 2016. Os cursos referidos com foram destinados aos militares e às polícias federais, ferroviárias, militares, civis e guardas municipais. No presente, colaboramos com os treinamentos das forças de segurança pública que atuaram no evento RIO +20, bem, na especialização em armas de fogo de militares, policiais, e integrantes do poder Judiciário, cedendo o espaço do Stand De Tiro, localizada na área da Leopoldina, administrado pelo INIDE PFF, para treinamento.

Assim, o INIDE PFF sente-se responsável pela construção de saberes e a formação humana, potencializando a realização de cursos, seminários, treinamentos, eventos, produção de material didático-pedagógico e demais serviços correlatos, com base em sua proposta político-pedagógica e as diretrizes estratégicas da instituição.

Harmonizar a ação prática do INIDE PFF com o seu meio ambiente é uma tarefa de planejamento, construída pela participação e identificação de sua postura inovadora frente às constantes mudanças de um mercado extremamente competitivo, interessa-nos ressaltar que o processo do planejamento é importante e que o seu produto final é fruto da postura já declarada anteriormente no início deste trabalho, quanto ao patrulhamento de toda a malha ferroviária com a finalidade de evitar problemas para o governo e para sociedade civil que mais necessita desta segurança pública e que a sociedade clama a ausência dessas especializada ao longo desses 15 anos de terceirização dos serviços na ferrovia.

Esta vertente do INIDE PFF surge para atender, de forma ampla, a necessidade crescente de qualificação para o trabalho no campo social, humano, cultural e econômico, numa postura inovadora, apoiado em uma assessoria e material adequados. Desta forma, o INIDE PFF visa buscar caminhos seguros para transformação de melhoria de nossa sociedade e do homem, assumindo uma postura de trabalho que rompe com formas ultrapassadas de organização e conhecimento, que visem simplesmente o ganho comercial.

Acreditamos haver o compromisso do INIDE PFF ora criado com a finalidade de aperfeiçoamento e melhor qualificação, em alcançar um desempenho satisfatório em relação aos fatores-chave do sucesso, tendo como principal requisito a satisfação dos filiados e parceiros, o INIDE PFF deve assumir o compromisso de honrar as propostas do planejamento de qualificação e aperfeiçoamento, como uma das ferramentas importantes para o sucesso.

Planejamento - Levantamento das carências (por Unidade Administrativa, no caso da Administração Pública); definição das capacitações a partir de avaliações prévias, feitas em conjunto com as unidades demandantes.

Preparação - Elaboração dos projetos de melhor preparação dos policiais ferroviários federais e de uma segurança pública com maior entrosamento e eficiência técnica a nível nacional; elaboração do material didático e fichas técnicas; assessoria para maior entrosamento com as demais entidades da segurança pública.

Execução - Disponibilização de profissionais habilitados e qualificados para ministrar as capacitações; utilização de espaço adequado e compatível com o objeto; contratação de pessoal para apoio logístico; e distribuição do material didático quanto à eficiência e maior dinâmica profissional.

Resultados com certificação dos participantes, com Laudo de Avaliação dos alunos e policiais reparados na preparação em reciclagem de aperfeiçoamento anualmente.

O INIDE PFF hoje mantém uma interação com as Forças Armadas (Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira), Polícia Civil, Bombeiros Militares, Guardas Municipais, Ministério Público e alguns integrantes do Judiciário, que realizam alguns de seus treinamentos e procedimentos em sua sede buscando sempre o aperfeiçoamento e especialização, mas, necessita do apoio dos órgãos governamentais para dar continuidade ao desenvolvimento de seus objetivos e trabalhos.

Os policiais ferroviários, seus familiares, filiados e parceiros do INIDE PFF, que reconhecem que o instituto possui uma estrutura devidamente registrada, alicerçada em objetivos sérios e composta de uma equipe de profissionais comprometidos com a finalidade proposta em seu estatuto, clama pelo apoio do Governo Federal e seus órgãos para dar seguimentos em suas atividades.

Hoje, o INIDE PFF lança sua website, para que possa provar tudo que está sendo colocado e de forma que a partir do presente momento, terá apoio e recursos para o desenvolvimento de seu trabalho. Pois, tudo que está sendo apresentado foi feito sem nenhum recurso ou apoio, com a vontade de demonstrar nossa capacidade e coragem (graças a Deus).



Presidente Wanderley Nicolau Rochel Jr.
Rio de Janeiro, 21 de abril de 2013.

Compartilhe

INIDE PFF - 2018

Flag Counter