Compartilhe

Prefeitura de Barbacena/MG assina Convênio para implantação do Trem de Turismo Expresso Pai da Aviação

Prefeitura de Barbacena/MG assina Convênio para implantação do Trem de Turismo Expresso Pai da Aviação

O INIDE PFF nessa grande parceria, se sente honrado em informar essa vitória conquistada do OSCIP - Amigos do Trem, estaremos lá para primeira viagem e as próximas com certeza iram abrilhantar esse grande sucesso.

Ocorreu nesta sexta-feira dia 16/08/2013, assinatura do Convênio para implantação do Trem de Turismo Expresso Pai da Aviação, entre a Prefeitura Municipal de Barbacena e ONG Amigos do Trem, visando comprar os equipamentos finais do trem Litorina e liberação de recursos financeiros para reforma da estação ferroviária de Barbacena e local de manutenção do trem.

A assinatura foi realizada na Sessão Solene da Câmara Municipal de Barbacena, em comemoração aos 222 anos de emancipação no Salão Ouro do Hotel Master Plaza às 19:30h, com a presença no Evento o Prefeito Municipal de Barbacena Sr. Toninho Andrada, Autoridades Federais, Estaduais, Municipais da Agência de Integração Regional (AGIR), Sr. Edson Brandão Diretor de Integração Regional, Sr. Fred Furtado Diretor de Turismo, o Presidente da ONG Amigos do Trem Paulo Henrique do Nascimento, a Vice Presidente da ONG Amigos do Trem, Auxiliadora Maria de Carvalho, dos Voluntários Aparecida Fátima da Silva, Jose Campos Netto, Júlia Freitas, Ademir Monteiro, Luiz André, Wilson Borges, Weder Silva, Evandir Andrade, Carlos Guimarães, Aparecida Oliveira Campos Netto, Mhauricio Lima Correa e o Diretor Regional do Rio da Janeiro da Amigos do Trem, Silvério Borges.

O projeto Expresso Pai da Aviação, vai circular entre a Estação Ferroviária de Barbacena até Fazenda Cabangu, percurso total de 80 km de ida e volta, com direito a visitação ao Museu do ilustre Alberto Santos Dumont, considerado o inventor do aviação e atividades ligadas ao ecoturismo na Estrada Real.

O trecho a ser percorrido pelo Expresso Pai da Aviação, é considerado uns dos mais bonitos da ferrovia em Minas Gerais e no Brasil, passando pelas paisagens rurais da Serra da Mantiqueira, atravessando com 09 (nove) túneis e o projeto contando com grandes atrativos turísticos a exemplo de fazendas centenárias, Museu da Loucura em Barbacena e a famosa Festa das Rosas.

Os próximos passos do Expresso Pai da Aviação, vai ser a inspeção técnica nos próximos dias do trem Litorina pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com isto, liberando definitivamente o trem para a circulação e operação do trecho ferroviário turístico entre Barbacena ao Museu Cabangu.

O projeto é uma Parceria do Governo Federal, através do DNIT, OSCIP Amigos do Trem e Prefeitura de Barbacena.

Compartilhe

INIDE PFF - 2018

Flag Counter